quarta-feira, 25 de junho de 2008

Pré-história

Hoje começamos com a primeira civilização a primeira sociedade. Gostaria de deixar bem claro que,os próximos postes, não necessariamente seja logo da segunda sociedade.
Vai demorar um pouco,pois tenho que fazer acervos de imagem e criar texto,dos que eu to me baseando.

PRÉ- HISTÓRIA

Podemos definir a pré-história como um período anterior ao surgimento da escrita. Portanto, esse período é anterior há 4.000 a.c.
Dentro da pré-historia, surgiu três tipos de período, paleolítico, mesolítico e neolítico.

Paleolítico ( Idade da Pedra Lascada)
Neste período o ser humano habitava cavernas, muitas vezes tendo que disputar este tipo de habitação com animais selvagens.
Quando acabavam os alimentos da região em que residiam, as famílias tinham que migrar para uma outra região.Assim, o ser- humano tinha uma vida nômade ( sem habitação fixa). Vivia da caça de animais de pequeno, médio e grande porte, pescas e raizes. Os instrumentos utilizados para a caça eram restos de ossos e pedras. Os bens de produção eram de uso e propriedade coletiva,como você pode ver na imagem abaixo.

( imagem do filme: 2001- uma Odisséia no Espaço)


A linguagem nessa época era pouco desenvolvida, baseada em pouca quantidade de sons, sem a elaborações de palavras, uma das formas de comunicação eram as pinturas rupestres.
Mesolítico ( período intermediário)
Neste período intermediário, o homem conseguiu dar grandes passos rumo ao desenvolvimento e à sobrevivência de forma mais segura. O domínio do fogo foi o maior exemplo disto. Com o fogo, o ser humano pôde espantar os animais, cozinhar a carne e outros alimentos, iluminar sua habitação além de conseguir calor nos momentos de frio intenso. Outros dois grandes avanços foram o desenvolvimento da agricultura e a domesticação dos animais. Cultivando a terra e criando animais, o homem conseguiu diminuir sua dependência com relação a natureza. Com esses avanços, foi possível a sedentarização, pois a habitação fixa tornou-se uma necessidade.
Neste período ocorreu também a divisão do trabalho por sexo dentro das comunidades. Enquanto o homem ficou responsável pela proteção e sustento das famílias, a mulher ficou encarregada de criar os filhos e cuidar da habitação.
Neolítico ( idade da pedra polida)
Nesta época o homem atingiu um importante grau de desenvolvimento e estabilidade. Com a sedentarização, a criação de animais e a agricultura em pleno desenvolvimento. Nesse período ouve o desenvolvimento da metalúrgica. O homem puderam caçar melhor e produzir com mais qualidade e rapidez,criando objetos de metais,como, lanças, ferramentas e machados.
A produção em excedentes agrícolas e sua armazenagem garantiam o alimento necessário para os momentos de seca ou inundações. Com o aumento de alimentos, as comunidades foram crescendo e logo surgiu a necessidade de troca com outras comunidades.Foi nesta época que ocorreu um intenso intercambio entre vilas e pequenas cidades.
Dentro dessas comunidades, a divisão do trabalho aumentou ainda mais, dando origem ao trabalho especializado.

Evolução do vestuário
Origem: Bíblia sagrada
Primeira vestimenta: uso de folhas
Funções do uso da pele animal.
Pudor, adorno, proteção, status.
O homem dava para o animal,mascar assim a pele ficava usável ( para ficar macio) depois passava o óleo.
Processo de untar com óleos e gorduras animais impermeabilidade e maciez.
Uso de tanino: retirado da casca de certas árvores para o tratamento das peles.
Vegetal: linho
Cortes e talhos
( Imagem do livro: Moda ulustrada de A a Z)

Nessa época,homens e mulheres vestiam tangas e envolviam o corpo com pele de animal de forma diagonal. Seus adereços eram simbólicos, feitos com os chifres e as presas dos animais que caçavam.

Idade dos metais
É o final da pré historia: instrumentos de pedra foram sendo substituídos pelos metais, cobre, bronze e ferro.
-Neste período surgi o artesão: sua presença exigiu um ambiente novo: a cidade.
-Revolução urbana:transformação de aldeias agrícolas auto-suficientes em centros- urbanos.
-Cidade:divisão do trabalho, comércio e estagnação social.
-Surgimento do Estado.
-Primeiros governantes do crescente fértil: reis- sacerdotes.
-Aparecimento da propriedade privada.
(Imagem do livro: Moda ulustrada de A a Z)

Homens e mulheres vestiam túnicas rústicas, e cobriam os ombros com capa, feita de um pedaço de pano retangular preso por fíbulas (broches). Usavam coletes de couro e pele e enfeitavam-se com braceletes, colares e cintos de bronze.
( Imagem do livro: Moda ulustrada de A a Z)

Vestuário da Idade do Bronze: touca tipo frígia, jaqueta de couro e mangas curtas, debruada de pele e amarrada na cintura por cinto de couro, meiões de malha e sapato rústico de couro.


DICA:
FILME: 2001- uma odisséia no espaço.
http://br.youtube.com/watch?v=ML1OZCHixR0

Próxima sociedade. EGITO e MESOPOTÂNIA

2 comentários:

Énia Dára disse...

Como pode ter informações de tão boa qualidade de maneira tão mal organizadas em seu blog. A pontuação está em grande parte compromentendo o sentido, as coisas estão muito sem sentido. Procure reler os textos antes de postá-los.

Unknown disse...

Ótimo blog, parabéns pela iniciativa